terça-feira, 31 de agosto de 2010

 Bullying Virtual






















Essa agressão ou humilhação que muitos adolescentes e jovens vêm sofrendo através da internet é chamando de Bullying virtual ou Cyberbullying.
O cyberbullying é derivado daquele bullying, que consiste no insulto e na humilhação que crianças e adolescentes sofrem em ambientes como a escola. 
Os ataques do bullying virtual geralmente acontecem em sites como Orkut, Youtube, Blogs, Messenger e outros. Isso acontece principalmente porque os praticantes das agressões virtuais têm a falsa sensação de anonimato através das mensagens eletrônicas. Segundo a psicóloga Fabiana Maiorino, do Departamento de Psicologia e Informática do Conselho Federal Psicologia (CFP), a falta de escrúpulos digitais é reflexo da sociedade. Além disso, na adolescência, a impulsividade e a intolerância com o diferente se tornam uma espécie de violência irresistível, e agora, para isso, basta um clique no mouse. Por isso, questões de ética e responsabilidade são assuntos que devem ser discutidos entre pais e filhos, aplicando-se tanto na vida real quanto na vida virtual.
As pessoas que sofrem com esses tipos de ataque, acabam tento conseqüências psicológicas e sociais que podem ser gravíssimas. Problemas como ansiedade, baixa auto-estima e depressão podem ser desencadeadas pelas vítimas do cyberbullying. Geralmente, essas pessoas começam a ter suas relações sociais prejudicadas, devido à insegurança e à sensação de diminuição que essas humilhações podem causar.
 Os pais devem estar alerta a qualquer sinal de mudança brusca no comportamento seus filhos. Os jovens que sofrem com esse tipo de agressão não devem temer algo ao relatar aos pais o que está acontecendo, porque isso será fundamental para tomar as devidas providências e ter todo apoio necessário neste momento. Além de ficarem atentos ao comportamento, os pais devem prestar atenção na forma como seus filhos usam o computador e ainda dialogar sobre o uso responsável das tecnologias de comunicação e informação.
O bullying virtual é tão ou mais preocupante que aquele que acontece nas escolas, e realmente deve ser combatido. É necessário impor limites a estes jovens, para diminuir o número de vítimas dessas agressões. As diferenças as escolhas pessoais de cada um devem ser respeitadas, porque apenas assim é possível constituir uma sociedade livre e sadia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário